Privilegia-se o desenvolvimento de competências metodológico-didáticas orientadas para o Estudo do Meio, em duas vertentes – as Ciências Naturais e as Humanas. Comporta conteúdos orientados quer para as metodologias de ensino do meio natural, quer para metodologias de ensino do meio humano/social harmónicas com o currículo. Os conteúdos relativos à história e filosofia da ciência e à abordagem CTS orientam-se para a promoção de uma visão positiva da ciência como fator impulsionador de bem-estar pessoal e social e os conteúdos Evolução Conceptual e Trabalho experimental constituem linhas centrais da didática das ciências, fundamentais para a operacionalização de unidades didáticas. No âmbito das Ciências Humanas, procura-se analisar criticamente o papel das Ciências Humanas no Programa de Estudo do Meio, por um lado e, por outro, dotar os estudantes de competências e capacidades para mobilizarem conhecimentos das diversas ciências, como História, Etnografia e Geografia e construção de recursos didáticos, bem como de projeto de ensino-aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem
Promover e desenvolver, com base teórica e prática:
- Temas de Ciências Físicas relacionados com os documentos normativos relativos ao 1º CEB – Meio Físico e ao 2º CEB – Ciências Naturais.
- Competências de conceção e implementação de atividades práticas / experimentais em abordagens de tipo pesquisa, projeto e argumentação, enfatizando práticas epistémicas, informadas didaticamente e com ligação a saberes e competências do 1º e 2º CEB.
- A reconstrução didática e pedagógica de saberes das Ciências Físicas (Física, Química, Ciências da Terra) e afins.
- Competências necessárias para uma cidadania informada e a inserção na vida profissional, praticando uma forte ligação entre teoria e prática, numa perspetiva de integração com outras ciências e com aspetos tecnológicos, sociais e éticos.
- A iniciativa, a construção ativa do próprio conhecimento, o espírito crítico e questionador, a autonomia, a procura e relacionamento de informação.

Conteúdos programáticos:

A disciplina e semiaberta em termos de conteúdos de Ciências Físicas.

No entanto, quer as aulas T, quer os trabalhos a realizar nas aulas PL, serão contextualizadas e terão sempre como referência manuais e documentos normativos relativos ao 1º CEB – Estudo do Meio e ao 2º CEB – Ciências Naturais. Designadamente serão tratados tópicos sobre: materiais e objetos, circuitos elétricos, clima, transições de fase, ventos e erosão; alimentos e roda dos alimentos; combustão; fotossíntese; capilaridade e osmose em plantas; física e química de solos; aspetos bioquímicos; campo magnético terrestre; sistema solar e céu noturno.

MESTRADO em Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2° Ciclo do Ensino Básico