segunda-feira, 20 novembro 2017, 05:32
Site: ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO
Disciplina: ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (Moodle ESE)
Glossário: Dicas para os docentes
C

Carregar ficheiros (upload)

Já não é necessário passar por todos os procedimentos complicados para colocar documentos na disciplina. Basta abrir uma janela do explorador do windows ao lado da janela da plataforma e "arrastar" o documento pretendido de um apara outra. O ficheiro "encaixa-se" imediatamente no sítio onde estiver o rato.

 

I

IMPORTAR DISCIPLINAS

Para importar os conteúdos de um disciplina dada no ano anterior basta:

  1. Abrir uma disciplina nova (os docentes têm permissão para abrir disciplinas)
  2. Selecionar, na barra da esquerda, a opção IMPORTAR
  3. Procurar a disciplina não pelo nome completo da disciplina, mas sim pelo NOME CURTO. Uma vez que provavelmente nao se lembar do nome curto, tera´de verificar na disciplina original através da opção EDITAR CONFIGURAÇÕES na barra da esquerda. É provável que o nome curto não apareça na lista de disciplinas que lhe está a ser apresentada, mas pode sempre pesquisar, colocando esse nome curto na respetiva janela de pesquisa.
  4. Depois de encontrar a disciplina a partir da qual vai fazer a importação, vá seguindo as indicações para prosseguir que vão aparececendo na parte de baixo de cada ecrã (tem de fazer scroll). Agora só tem de fazer as alterações necessárias para o novo contexto (ano letivo)
P

PASSWORD DA DISCIPLINA

A password a atribuir a uma disciplina deverá ser definida em PARTICIPANTES>MÉTODOS DE INSCRIÇÃO> AUTO-INSCRIÇÃO (aluno)  e não na configuração da disciplina. Para tal deverá ativar a inscrição automática dos alunos e editar a folha para preencher o respetivo campo de senha de acesso.

R

REGISTO DE ALUNOS

Por omissão a plataforma não deixa que os alunos se inscrevam nas disciplinas, tendo de ser o docente a fazer a inscrição "manual".

  1. Para ativar a opção de inscrição automática em que são os próprios alunos inscreverem-se na disciplina é necessário ir à ligação UTILIZADORES e, em MÉTODOS DE INSCRIÇÃO, ativar a opção AUTO-INSCRIÇÃO (Aluno) clicando no olho que está do lado direito.
  2. É nesta fase que definimos também a PASSWORD para a disciplina (e outras variáveis) que deverá posteriormente ser comunicada aos alunos. Esta password não tem nada a ver com a password que definimos para eventuais "visitantes" que queiram ver a página sem o estatuto de aluno.
  3. Se quiser usar a mesma disciplina para turmas do diurno e pós-laboral, pode sempre definir GRUPOS, na opção respetiva opção que se encontra por baixo dos métodos de inscrição. Nesse caso deverá  depois criar os respetivos grupos e "arrastar" os nomes dos alunos que os compoem.